O Instituto H&H Fauser é uma Organização Não-Governamental, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Fundado em outubro de 2006, que tem por objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável; a conservação do meio ambiente; a promoção da cultura e a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.
Seus objetivos são alcançados por meio de ações diretas, como programas de capacitação e o desenvolvimento de estudos e pesquisas nas suas áreas de atuação, e por meio de apoio a ações de comunidades, de outras Organizações Não-Governamentais e de Órgãos Públicos.
Sua sede está localizada na antiga escola da Fazenda São Pedro, no município de Paraibuna/SP (região do Alto Paraíba), foco prioritário das ações do Instituto e município integrante das Reservas da Biosfera da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.
A Fazenda São Pedro possui uma história de inovação tecnológica antiga. A família Fauser adquiriu-a em 1959 e, desde o início, buscou valorizar a educação formal e a expressão cultural dos funcionários da fazenda e dos seus filhos. Os dois agás (H&H) do nome do Instituto são uma homenagem ao casal Fauser, Hans e Hildegard, pela sua contribuição ao desenvolvimento econômico e cultural da região, obra que o Instituto propõe-se a dar continuidade.
O Instituto H&H Fauser é parceiro da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV) na implantação do Núcleo de Educação Ecoprofissional de Paraibuna (NEE Paraibuna). Neste NEE, desenvolve, desde 2007, o Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS), programa de tecnologia social da RBCV, que capacita jovens entre 15 e 21 anos de idade para o ecomercado de trabalho.
O IHHF participa ativamente dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Turismo e, desde novembro de 2009, está inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Paraibuna. Por meio da Lei Municipal nº 2.481, 16 de novembro 2009, o Instituto H&H Fauser foi declarado Entidade de Utilidade Pública.